Marcelo’s Newsletter
Orações diárias
Oração da tarde no dia 02/04
0:00
-8:45

Oração da tarde no dia 02/04

Depois de as tornarmos independentes, é difícil aprisioná-las. (irmã Claudine Boloum)

Pedidos de oração: https://forms.gle/r5KKANFq4m9agfARA

+ info: https://oficioddc.blogspot.com/p/odc.html


Créditos e fontes:

Recordação da vida: Em fuga de um casamento precoce ou da rua. Eis a condição de quase todas as jovens que chegam ao centro de formação para mulheres em Ngaoundal, na região de Adamaoua, no centro dos Camarões. É nesta aldeia que as Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, presentes no país africano desde 1987, criaram o projeto destinado a apoiar estas jovens que, a partir dos 12 anos, correm o risco de um matrimónio imposto pelos pais ou, em alternativa, acabarem na rede da prostituição. «Mas depois de as tornarmos independentes, é difícil aprisioná-las», reage com convicção a irmã Claudine Boloum. Cidadã do Chade há quatro anos nos Camarões, a religiosa explica que «a escola abre os olhos a estas meninas, que começam a refletir», altura em que, em casa, já não conseguem obriga-las a um casamento precoce e, uma vez tornadas independentes, é difícil fazê-las cair na prostituição. (Vatican News: Camarões: Irmãs da Caridade na luta contra pobreza, prostituição, malária e tuberculose)

Música na chegada: Sedative, de Lesfm no Pixabay (até 13/01 era Angelical Pad por Luca Di Alessandro no Pixabay); para inserir a música no áudio eu uso o app doBandLab (desvirtuando um pouco o escopo do aplicativo/site, que parece ser mais voltado para música).

Roteiro das orações conforme estão no Ofício Divino das Comunidades (Paulus, 2018). Os cânticos de Maria e de Zacarias (respectivamente: Lucas 1, 46-55 e Lucas 1, 68-79) eu omito durante a semana. Os textos da Recordação da Vida, que rezando presencialmente é um momento de reflexão e de conexão entre a oração e a vida diária (eu acho), tem suas fontes indicadas logo abaixo, seja por um link, seja por uma referência bibliográfica.

As leituras que não estão indicadas no livro eu as copio da Edição Pastoral da Bíblia online.

As orações coletas, quando substituo pela oração que está no livro de orações, eu copio do app iLiturgia (que eu uso desde quando era de graça, porém de procedência meio duvidosa¹, e atualmente é co-editado pela CNBB, mas agora é pago).

Os créditos e demais informações da Recordação da vida estão nesta página do blog deste podcast, onde tem um pouco mais de informações; do dia 31/03 em diante, vão estar na respectiva postagem do Substack, enquanto o Substack durar e/ou ele for de graça.

¹ Assim como este podcast. Mas tudo o que está nos áudios vem do livro do Ofício Divino das Comunidades e do que está creditado acima.

1 Comentário
Marcelo’s Newsletter
Orações diárias
Áudios da oração